ARTIGOS

10/08/2023 - Saiba o que fazer quando isso acontece como seu pedido de benefício do INSS

Entenda o que cair no cumprimento de exigência significa e como enviar os dados que possam estar faltando.

Solicitantes de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão com pedidos pendentes podem conferir o novo passo a passo divulgado pelo órgão para regularizar a sua situação.

Se o pedido do benefício caiu em cumprimento de exigência, quem deu entrada no requerimento pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site poderá receber uma mensagem avisando o órgão sobre.

De acordo com o INSS, durante a análise do requerimento de um benefício, o cumprimento de exigência ocorre quando são identificadas pendências documentais que precisam ser esclarecidas.

Isso quer dizer que será necessário complementar as informações enviadas ou mesmo adicionar novos documentos. O detalhamento das exigências são enviadas pelo servidor do INSS e comunicadas ao segurado por notificação no aplicativo, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS).

Se o seu pedido caiu em cumprimento de exigência, o primeiro passo é acessar o Meu INSS pelo site ou app. O interessado deve fazer login e verificar quais são as exigências pendentes, anexar a documentação necessária de forma digitalizada e acompanhar o andamento do processo em tempo real;

Se houver dificuldade no acesso digital, o segurado pode agendar o atendimento pelo telefone 135. Nesse caso, será preciso comparecer à agência da Previdência Social no dia e horário marcados, com os documentos originais solicitados. A documentação será digitalizada e anexada ao respectivo processo para a continuidade do atendimento.

Passo a passo para realizar o cumprimento de exigência:

Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e faça login;

Depois, selecione a opção “Cumprimento de exigência” e clique no protocolo;

Escolha a opção de cumprimento de exigência;
Anexe os documentos necessários clicando no botão “+”;

Depois clique em avançar/finalizar para enviar o pedido de regularização.

Prazo para envio do cumprimento de exigência:

Uma vez que o beneficiário tiver ciência que caiu no cumprimento de exigência, ele terá 30 dias para o envio dos documentos ou dados faltantes. O prazo pode ser prorrogado, desde que solicitado e justificado junto ao INSS.